Problemas de autenticação Wi-Fi são bastante comuns em celulares e podem ser frustrantes.
A boa notícia é que, na maioria das vezes, a solução é simples. Esses erros geralmente acontecem devido a configurações incorretas no seu aparelho ou na rede, ou até mesmo por alguma falha temporária.
Para te ajudar a resolver, este guia apresenta um passo a passo com as principais soluções para você restabelecer sua conexão.
Continue a leitura e descubra como solucionar esse problema!
Verifique as Configurações da Rede Wi-Fi
O primeiro passo para resolver problemas de autenticação Wi-Fi é verificar se as configurações básicas estão corretas.
Cada celular tem um caminho diferente para acessar as configurações de rede, mas geralmente você pode encontrar essas opções no aplicativo de "Configurações" ou "Ajustes", na seção de "Wi-Fi" ou "Redes".
Uma vez na tela de configurações Wi-Fi, siga estas dicas:
- Confirme a senha: Certifique-se de que a senha da rede Wi-Fi está correta. Digite-a novamente com atenção, prestando atenção a letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Se você não tem certeza da senha, verifique com o administrador da rede ou consulte o roteador;
- Desative o Modo Avião: Parece óbvio, mas vale a pena verificar! O Modo Avião desativa todas as conexões sem fio do seu celular, incluindo o Wi-Fi. Certifique-se de que ele está desativado. Geralmente, você pode encontrá-lo no painel de notificações ou nas configurações rápidas do seu celular.
Reinicie o Roteador e o Celular
Às vezes, a solução para problemas de autenticação Wi-Fi é tão simples quanto reiniciar os dispositivos envolvidos na conexão.
Tanto o seu celular quanto o roteador podem apresentar pequenos conflitos de software ou falhas temporárias que impedem a conexão correta.
Reiniciar o roteador e o celular é como dar um "reset" nos sistemas. Isso limpa a memória temporária, fecha processos em segundo plano e restabelece as conexões de rede. É uma forma rápida e eficaz de resolver muitos problemas de conectividade.
Para reiniciar, siga esses passos:
- Roteador: Desconecte o roteador da tomada, aguarde cerca de 30 segundos e conecte-o novamente. Espere o roteador ligar completamente (as luzes devem parar de piscar e indicar uma conexão estável);
- Celular: Reinicie o seu celular. A maioria dos aparelhos permite a reinicialização mantendo o botão de energia pressionado por alguns segundos e selecionando a opção "Reiniciar" ou "Desligar" e ligando novamente.
Depois que ambos os dispositivos reiniciarem, tente se conectar à rede Wi-Fi novamente.
Esqueça e Reconecte à Rede
"Esquecer" a rede Wi-Fi e se reconectar pode solucionar problemas de autenticação, pois remove configurações antigas e força o celular a restabelecer a conexão do zero.
Veja como fazer:
- Pesquise: Busque na internet como "esquecer uma rede Wi-Fi" no seu sistema operacional (Android ou iOS), pois os passos variam um pouco;
- Esqueça a rede: Siga as instruções para remover a rede Wi-Fi da lista de redes salvas no seu celular;
- Reconecte: Selecione a rede Wi-Fi novamente e insira a senha com atenção.
Essa ação pode resolver conflitos de configuração e permitir uma nova autenticação bem-sucedida.
LEIA MAIS | Ferramentas e filtros antispam: como funcionam e quais usar
Atualize o Software do Dispositivo
Manter o software do seu celular atualizado é fundamental para o bom funcionamento, incluindo a conexão Wi-Fi.
As atualizações de software frequentemente incluem correções de bugs e melhorias de desempenho que podem resolver problemas de conectividade, incluindo falhas de autenticação Wi-Fi.
Para verificar, siga essas orientações:
- Pesquise: Busque na internet como "verificar atualização de software" no seu celular (Android ou iOS);
- Atualize: Se houver uma atualização disponível, siga as instruções para baixar e instalar;
Certifique-se de estar conectado a uma rede Wi-Fi estável durante o processo de atualização para evitar interrupções.
Se deseja uma conexão mais estável, conheça os planos da VEEK. Acesse o site da Veek e conheça os planos de internet móvel que vão mudar o seu jeito de navegar pelo celular.
Restaure as Configurações de Rede
Se as soluções anteriores não funcionarem, restaurar as configurações de rede do seu celular pode ser a solução.
Essa opção redefine as configurações de Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis, corrigindo erros persistentes de conexão sem apagar seus dados pessoais, fotos ou aplicativos.
Para fazer:
- Pesquise: Procure online por "restaurar configurações de rede" seguido do modelo do seu celular (ex: "restaurar configurações de rede Samsung Galaxy S20"). Os passos podem variar entre fabricantes e versões do sistema operacional;
- Execute: Siga as instruções encontradas para completar o processo de restauração.
Após a restauração, você precisará se reconectar às suas redes Wi-Fi e dispositivos Bluetooth, mas o problema de autenticação Wi-Fi pode ser resolvido.
Experimente a VEEK para evitar problemas frequentes de conexão Wi-Fi. Tenha a melhor conexão em seu celular. Acesse o site e conheça os planos!
Wi-Fi de volta ao normal: O que fazer agora?
Neste guia, exploramos diversas soluções para resolver problemas de autenticação Wi-Fi no seu celular: verificar as configurações, reiniciar os dispositivos, esquecer e reconectar à rede, atualizar o software e restaurar as configurações de rede.
É importante testar cada uma dessas soluções para identificar a que funciona no seu caso. Lembre-se que, muitas vezes, a causa do problema é simples, e a solução também pode ser.
Se, após tentar todas as dicas, o problema persistir, pode haver uma falha mais complexa no seu celular ou no roteador. Nesses casos, a melhor opção é procurar assistência técnica especializada para um diagnóstico mais preciso.
Quer saber mais sobre como otimizar sua conexão e garantir o melhor desempenho do seu celular? Acesse nosso site e confira outros artigos e dicas!
E se quer ter a melhor conexão para seu celular, tenha Veek. Acesse agora mesmo o site da Veek e conheça a operadora que vai te dar mais internet grátis!
LEIA MAIS | Já conhece as vantagens da portabilidade para a Veek?
Perguntas Frequentes
Saiba mais sobre Como resolver problema de autenticação Wi-Fi no celular!
Por que meu celular conecta ao Wi-Fi, mas não navega?
Isso geralmente indica uma conexão limitada; pesquise sobre problemas de IP, DNS ou configurações de proxy para entender melhor e encontrar a solução.
O que fazer quando o Wi-Fi fica desconectando sozinho?
Problemas de desconexão podem estar relacionados a configurações de economia de energia ou interferência de sinal; busque informações sobre como ajustar essas configurações no seu dispositivo e roteador.
Como identificar se o problema é no roteador ou no celular?
Realize testes simples conectando outros dispositivos à mesma rede Wi-Fi para verificar se o problema é generalizado ou específico do seu celular.